Semps realiza mutirão para atender instituições conveniadas

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vem realizando, desde o último dia oito, mutirão para o atendimento de instituições conveniadas e que prestam serviços socioassistenciais à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social na capital baiana.

O grupo de trabalho reuniu-se de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, iniciando as atividades pela manhã e estendendo-as até a noite. Para esta ação a secretária da Semps, Tia Eron, contou com o apoio dos técnicos da área jurídica e dos setores de proteção social básica e especial, prestação de contas, convênios e da equipe do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). Os colaboradores da Controladoria Geral do Munícipio (CGM) e da Casa Civil também cooperaram para fazer a análise e dar providências em 51 processos.

Os técnicos dedicaram-se a avalição dos procedimentos das instituições que são conveniadas e que prestam serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, acolhimento institucional e abrigamento para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.

A atividade foi dividida em três etapas. O primeiro passo foi a análise e o levantamento da situação de cada processo para adoção de providências imediatas; a segunda fase foi a realização do atendimento presencial e individualizado dedicado a cada instituição, que contemplou o auxílio para ajuste de planos de trabalho, a organização de dados para a prestação de contas, além da atualização de documentos. A terceira e última etapa foi a emissão de pareceres e encaminhamentos necessários à resolução das questões.

A subsecretária da Semps, Lilian Almeida, explicou que “neste esforço inicial avançamos muito e conseguimos dar andamento a estes convênios que estão sob análise, e comunicamos às instituições que ainda tenham pendências, que nossa equipe se mantém disponível e continua empenhada com o propósito de para ofertar o assessoramento técnico necessário para resolver as dificuldades”.

Estima-se que no dia 31 de maio o mutirão seja concluído, e assim estarão identificados os problemas que impedem o andamento dos processos. Em seguida serão tomadas as medidas administrativas necessárias para que os convênios continuem da maneira planejada.