Censo da População em Situação de Rua

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes de Lazer (Sempre) apresenta o Mapeamento, Contagem e Caracterização das Situações de Vulneração e Violações de Direitos vividas pela população em situação de rua na cidade de Salvador.

A pesquisa foi executada em parceria com o Projeto Axé, Movimento Nacional da População de Rua – Bahia (MNPR/BA), da Federação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia (CATABAHIA) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O objetivo do censo também visou a qualificação das ações já existentes e a construção de novas propostas de atendimento para a população em situação de rua de modo integrado com o Sistema de Garantia de Direitos incluindo os agentes públicos e sociais da sociedade civil organizada.

População em Situação de Rua (PSR):
Sujeitos em desenvolvimento com direitos violados, que utilizam logradouros públicos, áreas degradadas como espaço de moradia ou sobrevivência, de forma permanente e/ou intermitente, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social pelo rompimento ou fragilidade do cuidado e dos vínculos familiares e comunitários, prioritariamente situação de pobreza e/ou pobreza extrema, dificuldade de acesso e/ou permanência nas políticas públicas, sendo caracterizados por sua heterogeneidade, como gênero, orientação sexual, identidade de gênero, diversidade étnico-racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade, de posição política, deficiência, entre outros. (BRASIL, 2016, p. 1)