Semps realiza atividade de conscientização sobre o Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é a data nacionalmente dedicada ao Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e neste dia, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realiza atividade de conscientização, das 9h às 12h, na Praça Municipal de Salvador. A ação tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a população a participar da luta e assim combater essas situações de violação de direitos.

A mobilização em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes está sendo realizada pela Semps, nos Centros de Referências Especializados da Assistência Social (Creas), localizados nos bairros Boca da Mata, Bonocô, Cabula, Curuzu, Fazenda Coutos, Garcia, Itacaranha. A unidades públicas são equipamentos socioassistenciais de referência, para atendimento a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, e são responsáveis pela oferta de serviços, orientação e acompanhamento a famílias, grupos e indivíduos, permitindo a identificação dos casos e realizando os encaminhamentos necessários.

Espera-se a participação de 300 pessoas durante a atividade, onde serão realizadas apresentações culturais de grupos de capoeira, dança, e teatro de fantoches; distribuição de material informativo sobre violência sexual e as formas de denúncia; divulgação da Rede de Apoio; além de orientações fornecidas pela equipe técnica dos Creas.

Histórico:  18 de maio, data instituída em 1998 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, faz referência a um crime ocorrido em 1973, quando a criança Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. O crime, que ficou impune, foi atribuído a jovens, membros de família tradicional capixaba de classe média alta.

Em números: Em Salvador, no ano de 2016, os Creas realizaram o acompanhamento de 31 vítimas de violação sexual e suas famílias, sendo 19 crianças (14 meninas e cinco meninos), e 12 adolescentes (oito do sexo feminino e quatro do sexo masculino). Até o mês de março deste ano, já estão sendo acompanhadas sete adolescentes do sexo feminino e suas famílias.

Na Bahia, o Registro Mensal de Atendimento (RMA) estadual aponta que, em 2016, foram atendidos 1.760 casos de abuso sexual e 182 de exploração envolvendo crianças e adolescentes. No Brasil, no mesmo período, de acordo com o Disque 100, foram registradas cerca de 398 denúncias de casos de violações por dia, totalizando 145.428 no ano.