Semps prepara ações para atender a população atingida pela chuva em Salvador

Na operação chuva 2017, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), atuará, junto aos demais órgãos da Prefeitura de Salvador, para realizar ações de apoio às pessoas atingidas pelos impactos causados pelas chuvas.

As atividades da Semps serão baseadas em quatros eixos: suporte das ações sociais da Defesa Civil no âmbito de ações comunitárias e de rua; concessão dos benefícios eventuais com análise e pagamento dos auxílios; acolhimentos provisórios, através da organização e operacionalização dos unidades para as famílias desabrigadas e doação de provisões de bens para suporte e apoio emergencial às famílias desabrigadas como cestas básicas, colchões, materiais de higiene, entre outros.

Nas atividades de suporte serão realizadas ações de prevenção com sensibilização e conscientização das comunidades para preservação das geomantas, participação nos simulados e reuniões comunitárias e cadastramento com selagem de áreas de risco; ações operativas com o cadastramento e encaminhamento para concessão de benefícios eventuais (auxílio moradia e emergência) e provimentos, cadastramento e encaminhamento para acolhimento provisório e mediação de conflitos na comunidade; além de ações de auditoria com análise das revistorias da Defesa Civil referente aos laudos emitidos e visitas técnicas domiciliares para constatação do uso devido do auxílio.

A equipe de técnicos formada por assistentes sociais, psicólogos, técnicos administrativos, coordenador e subcoordenador, trabalharão em regime de plantão, de domingo a domingo, no posto avançado da Defesa Civil, durante o período da operação chuva, para ofertar atendimentos individuais e familiares daqueles que forem notificados a desocupar o imóvel, temporariamente ou definitivamente, além de auxiliar no preenchimento dos cadastros socioeconômicos e fazer análises e encaminhamentos de concessão de provimentos e benefícios.

Para aqueles que ficarem desabrigados ou desalojados, a Secretaria viabilizará acolhimento em unidades próprias ou da rede conveniada e encaminhará para o pagamento do auxílio moradia, no valor de R$300,00 (trezentos reais) mensais, e para o auxílio emergência, em casos de perda total ou parcial de móveis, valor este que pode variar de um a três salários mínimos, ambos validados após avaliações técnicas e sociais.

Cabe ressaltar que as equipes de abordagem social continuarão o trabalho junto à população em situação de rua, com o objetivo de sensibilizá-los a aceitar os serviços sociosassistenciais e acolhimento ofertado pela Semps.

Aqueles de precisarem de orientações, podem buscar atendimento presencial no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento Assistência e Referência social – CUIDAR, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 16h, localizado na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

Histórico – Na Operação Chuva 2016 a Semps realizou o pagamento de 3.447 benefícios do auxílio moradia, totalizando o valor de R$ 9.382.975,00. A população atingida pelos efeitos das chuvas também recebeu 248 benefícios do auxílio emergência, destes 110 foram de um salário mínimo, 69 foram de dois salários mínimos e outros 69 de três salários mínimos resultando em pagamentos no valor de R$ 397.456,00.