Retrospectiva 2022: Sempre fecha ano com aumento de atendimentos dos serviços socioassistenciais

Foto: Vitor Santos / Ascom Sempre

Responsável por coordenar e executar a política municipal de assistência social, voltada à promoção da cidadania e à redução e erradicação da pobreza, garantindo as necessidades básicas do cidadão e das pessoas com deficiência, bem como as políticas públicas de esportes e lazer, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) finalizou o ano de 2022 com índices de atendimentos e investimentos em alta. Para tanto, cerca de R$ 260 milhões foram investidos pela secretaria, o que contribuiu para colocar Salvador como a capital do Nordeste que mais investiu no social. Ainda, para 2023, a Sempre estima investir algo em torno de R$300 milhões.

“Investir em políticas públicas de assistência social sempre foi prioridade da gestão municipal. Com isso, fechar 2022 com o aumento de atendimentos e investimentos para esses serviços, o que, inclusive, classificou Salvador como a capital do Nordeste que mais investiu no social, só comprova todo trabalho neste sentido. Este ano, também entregamos diversos campos e quadras, com intuito de promover, através da prática esportiva, a inclusão social, fortalecer os vínculos comunitários e afastar as crianças da criminalidade, o que vale ser destacado, entre as inúmeras ações executadas pela Sempre”, enfatizou o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Daniel Ribeiro.

Principais ações:

Cadastro Único – No setor do Cadastro Único, foram realizados 327.716 atendimentos, superando em cerca de 150%, os 140.699 do ano de 2021. Já no que diz respeito ao programa Cadastro Único Itinerante, que percorre as comunidades mais vulneráveis da capital baiana como forma de descentralizar o serviço, este ano foram realizadas 266 ações, com 30.244 atendimentos em 111 bairros, com um percentual de ampliação de 124%, comparado ao ano passado, quando foram realizados 13.470 atendimentos.

CRAS – Em relação aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que visam, em especial, a orientação e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, foram realizados 206.395 atendimentos até o mês de novembro. Além disso, a Sempre entregou quatro CRAS (Nordeste/Lucaia, Boca do Rio, Federação e Rio Sena) e assinou, no mês de dezembro, ordem de serviço para a construção do primeiro CRAS modelo padrão, a ser instalado no bairro de Valéria. Ainda no mesmo ano, 17 Centros foram requalificados para prestar melhor atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade da grande Salvador.
CREAS – Nos sete Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) foram quantificados 15.482 atendimentos individualizados e 145 em grupo.

Auxílio Cesta Básica – A Sempre, neste ano de 2022, através dos CRAS, CREAS e outros equipamentos socioassistenciais, concedeu 14.679 benefícios eventuais alimentação, na forma de cestas básicas.

Central de Vagas – No que compete à Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), a Central de Vagas regulou mais de três mil acolhidos em suas instituições.

Convocação de Servidores – O Serviço de Gestão de Pessoal também teve destaque e, com o intuito de assegurar a prestação dos serviços para população, com equipes ainda mais completas e qualificadas, nomeou, até o momento, 136 servidores. Destes, 121 foram admitidos, sendo: 75 Assistentes Sociais e 46 Psicólogos.

Segurança Alimentar – Nos dois restaurantes populares (Pau da Lima e São Tomé de Paripe), foram distribuídas 229.440 refeições.

Esportes e Lazer – Para avançar na implementação de políticas públicas de Esportes e Lazer, a prefeitura entregou e reformou, através da Sempre, 53 campos e quadras. Aliado a isso, foram investidos, através do patrocínio de ações esportivas, R$ 1.719.190,00.

Ações para Pessoas com Deficiência – Por fim, a Sempre, com o objetivo de promover políticas públicas para Pessoas com Deficiência, através da Central de Intermediação de Libras (CIL), certificou 559 pessoas, com o total de 20 cursos para servidores e a população em geral, priorizando os familiares e cuidadores de pessoas surdas na modalidade presencial e EAD – Ensino a Distância.

Ainda, a Central de Libras tem garantido a acessibilidade de pessoas surdas. Para isso, realizou cerca de 1.162 atendimentos com a tradução e interpretação da Libras para a língua portuguesa em diversas áreas, como: assistência social, saúde, suporte ao mercado de trabalho, cultura, mobilidade, sustentabilidade, jurídica. Atua, também, em reuniões, sessões, audiências, seminários, conferências, discursos, apresentações e eventos institucionais mediante agendamento prévio.