Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes recebe 53 acolhidos

No Espaço de Convivência montado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na Escola Municipal Hercília Moreira, durante a Lavagem do Rio Vermelho, foram acolhidas 52 crianças e adolescentes,com faixa etária entre 2 e 14 anos e uma pessoa com deficiência, de 18 anos, filhos de ambulantes, que trabalhavam durante a festa. Destes, 41 foram identificados pela equipe de abordagem social, na companhia de pais ou responsáveis, que trabalhavam como ambulantes, e outros 12 foram encaminhados pelos Conselheiros Tutelares, que atuaram na festa, em formato de plantão integrado, no posto que funcionou na Escola Municipal Nossa Senhora de Santana.

A ação da Secretaria tem o objetivo de oferecer segurança para as crianças e adolescentes e tranquilidade para seus pais e responsáveis, pois os Espaços são ambientes seguros, onde são ofertados todos os cuidados necessários, como cinco refeições diárias e higiene pessoal.

Para tornar o espaço agradável e acolhedor, a equipe técnica formada por 21 profissionais realizaram o atendimento em tempo integral, desenvolvendo atividades lúdicas e pedagógicas, previamente planejadas, respeitando a idade e a cultura do público atendido. Para a prestação deste serviço, a Semps contou com o apoio dos técnicos da Diretoria da Esportes, da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, que fizeram atividades como: pula-pula, golzinho, totó, basquete, vôlei, entre outros.

Lívia Maria da Conceição trabalhou como ambulante durante a Festa do Rio Vermelho, e levou duas filhas para o Espaço de Convivência. Questionada sobre qual avaliação fazia do serviço, respondeu que “se minhas filhas ficaram contentes, eu achei maravilhoso. Nunca tinha visto um serviço desse pela prefeitura, e a partir de hoje, que minhas filhas se sentiram bem, vou passar adiante”.

Todos os acolhidos e suas famílias serão encaminhados ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), mais próximo de suas residências, para que sejam acompanhados e possam receber os benefícios e serviços socioassistenciais necessários.