Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS) elege representantes da sociedade civil

Colaborar com a formulação, avaliação, controle e fiscalização da política de assistência social da capital baiana. Diante disso, o Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), realiza nesta quinta-feira (10) Assembleia de Eleição dos representantes da sociedade civil para compor o biênio 2020/2022.

Participaram da eleição de representantes da sociedade civil as entidades e organizações da assistência social, as entidades e organizações de usuários, e as entidades e organizações de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que estão habilitadas dentro dos critérios exigidos no edital. Os eleitos para as vagas são responsáveis pela aprovação do Plano de Assistência Social desenvolvido pelos órgãos gestores no município, pela inscrição e monitoramento das organizações de assistência social, dentre outras funções.

O presidente do CMASS, Marcelo Tourinho, destaca a importância da eleição. “O Conselho é um espaço decisivo para construção do SUAS em Salvador. E não poderia ser diferente nesse momento eleitoral, pois pela primeira vez, teremos 36 conselheiros entre secretarias, trabalhadores, usuários e entidades para trabalhar pela cidade, pelos usuários/as e pela assistência social, com aquele sentimento de unidade”, afirma.

Marcelo ressaltou, ainda, a atuação do órgão durante a pandemia do novo coronavírus. “A ação em conjunto com a Sempre foi rápida e, sobretudo, eficiente, pois garantiu o enfrentamento das adversidades que esse momento demanda”, disse.

Participam do CMASS, como presidente da mesa diretora 2021, Rodrigo Alves entidade, vice-presidente Marcelo Tourinho (Sempre), primeira secretária, Érica Bowes trabalhadora e segunda secretária, Milena Britto(Sempre). Já para 2022, Érica Bowes, Marcelo Tourinho, Rodrigo Alves entidade e Milena Britto, respectivamente.

Ainda, compõe o conselho, representantes da sociedade civil do segmento usuários titulares Rua Tua, Atração e Marcha Mundial de Mulheres – MMM, e suplente Movimento de População de Rua, Renfa, Salvador Invisível; trabalhadores titulares Sinpsi Bahia, ABRAPAS, Conselho Regional de Psicologia – CRP, e suplentes Sasb, Crefito e Sinpsi; entidades titulares ION, Cecom e Instituto Baiano da Paz, e suplente Projeto Axé, ADRA e Campemisa.