Colaboradores das Prefeituras-Bairro participam de curso para atendimento ao público PCD

A Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) promoveu, na sexta-feira (19), curso para atendimento à Pessoa com Deficiência, destinado aos colaboradores das dez unidades descentralizadas da administração municipal. O treinamento, realizado no auditório da Prefeitura-Bairro Cabula, é uma parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Cerca de 30 colaboradores puderam compreender melhor quais são os tipos de deficiência, tais como a intelectual, visual e auditiva, aprendendo quais são as barreiras que podem impedir a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade e contando com dicas para uma melhor comunicação com as pessoas com deficiência.

O titular da SACPB, Luciano Sandes, explica a necessidade da iniciativa. “Nós, que trabalhamos diariamente com o público, precisamos nos qualificar constantemente para receber melhor todos os cidadãos de Salvador. O curso de atendimento ao público PCD procura transmitir a necessidade de um atendimento mais empático, solidário e efetivo”, afirma.

O diretor da Prefeitura-Bairro Cabula, André Maracajá, comemorou a participação dos colaboradores na iniciativa. “Tivemos cerca de 30 pessoas presentes aqui hoje, que serão multiplicadores dessas lições. Certamente promoveremos novos cursos para potencializar ainda mais esse conhecimento.”

Valquiria Bispo Ribeiro, porteiro da PB Cabula e um dos presentes no treinamento, pai de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), declarou que “iniciativas como essa são fundamentais para que as pessoas saibam como agir nos atendimentos”.

Outra participante foi Marilandi Oliveira Silva, atendente na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, que tem poliomielite e acredita que o curso é importante para melhorar ainda mais o atendimento PCD nas Prefeituras-Bairro.

Jocilvania de Souza Jesus, da PB Pau da Lima, se emocionou lembrando do filho, que tem baixa visão. Ela disse esperar que o curso chegue a todos os colaboradores, pois é muito importante a demonstração de empatia no momento do atendimento ao público.