Assistidos do Cras Lagoa da Paixão são capacitados em educação financeira

Fotos: Otávio Santos/Secom

Os cidadãos assistidos da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Lagoa da Paixão, no bairro de Nova Brasília de Valéria, participaram de uma capacitação sobre educação financeira. A atividade tem por objetivo proporcionar autonomia financeira para as famílias de baixa renda acompanhadas no local.

A nova turma conta com 20 alunos, dentre eles, Rosana Muniz, moradora do bairro de Fazenda Coutos, que contou sobre a importância da educação financeira para as mais diversas camadas sociais. “Eu vejo que o cidadão brasileiro carece de educação financeira, principalmente nós que fazemos parte de um grupo com um poder aquisitivo baixo, então essa iniciativa vem para nos ensinar a lidar com o dinheiro e manter a organização das contas”, falou a assistida.

Durante a capacitação, os participantes aprendem sobre temas como educação financeira na assistência social, o que é a associação de educação financeira e outros temas. O curso é ministrado por assistentes sociais e psicólogos capacitados para atuar como facilitadores do programa nas unidades do Cras e dividido em três sessões, onde ocorre um encontro por semana, durante três semanas consecutivas.

A psicóloga do Cras, Vanessa Carvalho, explica que as aulas fazem a diferença na vida das famílias acompanhadas na unidade, pois dá oportunidade delas se capacitarem gratuitamente e partir disso conquistar autonomia para gerir seus próprios recursos. “Essa capacitação é de suma importância para essas famílias. Aqui eles vão aprender a poupar, receber orientações de como agir em casos de imprevistos e até mesmo a criar reservas e juntar dinheiro”, explica a profissional.