Sempre promove curso que incentiva empreendedorismo feminino para mães de filhos com deficiência

Fotos: Bruno Concha/Secom

O Restaurante Popular de Pau da Lima, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), foi palco de uma oficina de produção de quiches, tortas salgadas e ganaches, destinada às mães de crianças com deficiência, que participam de ongs e associações atendidas pela pasta. A capacitação aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), visando ensinar às mulheres uma nova atividade comercial, para que elas possam se profissionalizar e empreender.

De acordo com Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência de Salvador, a ação compõe o projeto Empreender é com Elas, criado a partir da percepção de que uma grande parcela de mães, de filhos com deficiência, fica impossibilitada de concluir os estudos e ter uma carreira profissional, pois precisam dispensar total dedicação ao cuidado deles.

“Essas mães não mantêm um emprego fixo por necessitarem doar tempo e atenção, muitas vezes integral, às crianças. Pensando nisso, através do Projeto Empreender é com Elas, oferecemos capacitações em atividades, para que elas possam exercer, paralelamente, incentivando o empreendedorismo, a independência financeira e o aprendizado de uma nova profissão”, relata a gestora.

Daiane Casais, de 29 anos, moradora do bairro de Cajazeiras VI, diz que se reencontrou durante as capacitações promovidas pela Sempre, pois além de aprender novas formas de trabalho, também conseguiu elevar a autoestima. “Para mim é uma oportunidade enriquecedora, através do que aprendo nas oficinas consigo me manter, manter também a minha casa, pagar uma conta, fazer um cabelo, uma unha, afinal somos mães, mas também somos mulheres e isso tem um impacto direto na nossa autoestima. Essa é a terceira capacitação que faço, já aprendi a fazer acarajé, pãozinho e agora quiches e tortas e está sendo maravilhoso”, contou.

Durante o curso, as 20 alunas que participaram desta edição puderam aprender técnicas culinárias, para aperfeiçoamento dos produtos. Outro ponto abordado na capacitação foi a receita de ganaches para cobertura de bolos e tortas, aproveitando ingredientes que geralmente estão presentes na geladeira. Além da área de alimentação, também são ministrados cursos voltados à confecção de bijuterias, corte e costura e artesanato, entre outras áreas.

Publicado em: 30/05