Sempre implanta Observatório de Políticas sobre Drogas e monta base de apoio a catadores no Carnaval de Salvador

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) terá pela primeira vez no Carnaval de Salvador um Observatório de Políticas sobre Drogas, além de instalar o Catafolia, unidade que servirá como base de apoio a catadores de materiais recicláveis.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, explicou como será a atuação do Observatório: “Temos observadores fazendo um estudo que irá subsidiar políticas públicas futuras de combate ao uso de substâncias entorpecentes nos circuitos do Carnaval”, explicou nesta quinta-feira (16).

No Catafolia, serão atendidas diariamente 850 pessoas, com locais para banho e descanso, além da distribuição de refeições. Além disso, na estrutura serão fornecidos materiais de trabalho como luvas, camisas e bonés.

Durante a festa, cerca de 400 servidores da secretaria trabalharão, em ações 24h, para combate ao trabalho infantil e a qualquer violação de direitos, além de prestar apoio às pessoas em situação de rua. São três Unidades de Acolhimento (UAIs), para onde são encaminhadas as pessoas que, de forma voluntária, aceitam o apoio oferecido pelas equipes de abordagem social.

“Nós estamos acolhendo diariamente as pessoas, que ficam nas unidades durante o período até a prefeitura possibilitar o aluguel social e elas poderem sair de lá para uma casa, com o aluguel subsidiado pela prefeitura”, disse o secretário