Logo Prefeitura de Salvador

Salvador ganha nova Codesal e Operação Chuva conta com novidades

Detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto em coletiva realizada nesta segunda-feira (29), no Palácio Thomé de Souza

 

A Prefeitura preparou uma verdadeira força-tarefa envolvendo ações preventivas, novos profissionais e novas tecnologias, sempre em parceria com a população, para enfrentar o período chuvoso deste ano em Salvador. Os detalhes da Operação Chuva 2016 e do funcionamento da nova Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram apresentados pelo prefeito ACM Neto em coletiva realizada nesta quarta-feira (29), no Palácio Thomé de Souza. Na ocasião, foram assinados os decretos que instituem a Operação Chuva, cria o Comitê Interinstitucional de Ações de Emergência e estabelece o novo Regimento Interno da Codesal.

 

“Nós estamos começando este ano a Operação Chuva ainda neste mês de fevereiro exatamente para garantir um conjunto de ações de prevenção, de preparação da comunidade e de mobilização da cidade que, ao nosso ver, terá um efeito prático e importante para diminuir o impacto das chuvas que vão ocorrer sobretudo no mês de abril. Temos novidades que serão implantadas com recursos próprios da Prefeitura para que não apenas a Codesal mas também os demais órgãos que integram a operação possam atuar com toda a eficiência no período chuvoso. Claro que ninguém pode afastar os riscos de desastres mais graves, mas o que nós queremos é diminuir ao máximo essas ocorrências”, destacou o prefeito ACM Neto.

 

A Operação Chuva este ano contará com duas etapas, denominadas de Preparatória e de Alerta. A etapa Preparatória, já iniciada, conta com ações preventivas que reforçam a ação da Prefeitura realizada durante todo o ano para redução dos riscos provocados pelo período chuvoso. Além disso, serão utilizadas novas tecnologias, como o uso de mantas para revestimento de encostas, mais resistentes do que as lonas comuns e que permitirão maior velocidade e rapidez na proteção de áreas de risco.

 

Dentre as atividades preventivas estão limpeza de canais, córregos e bueiros, vistoria e poda de árvores em risco de tombamento, recuperação da malha asfáltica, faxinaço, manutenção e recuperação de escadarias, avaliação de áreas de risco e recobrimento de encostas com ameaça de deslizamento. Além disso, serão realizados trabalhos de mobilização para sensibilizar moradores de áreas de risco, incremento de vistorias técnicas de imóveis, remoção preventiva de moradores, demolição de imóveis condenados pela Codesal, monitoramento de pontos críticos de alagamento e veiculação de campanhas de informação e mobilização preventiva da população.

 

Já a etapa de Alerta será realizada de abril a julho e contará com a mobilização de todos os órgãos da Prefeitura, sendo que as pastas estratégicas terão atuação 24 horas e capacidade de atuação rápida para resposta e socorro em caso de desastre. Nessa fase prosseguem as ações preventivas para reduzir os efeitos do período chuvoso na cidade.

 

Nova Codesal – Para agilizar ainda mais o trabalho de prevenção civil dos cidadãos, a nova Codesal contará com novos especialistas. Meteorologistas e técnicos em informática já foram incorporados ao quadro e novos profissionais começarão a atuar a partir de março deste ano. Haverá integração e atuação conjunta da Codesal com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), com atendimento social a cidadãos atingidos pela chuva, a exemplo de cadastramento para concessão de benefícios como Aluguel Social, Auxílio Emergência e abrigamento. Também foi realizada contratação de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Fundação Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

A atuação será realizada de forma descentralizada, com foco nas áreas consideradas de alto risco, localizadas nas regiões da Liberdade/São Caetano, Subúrbio/Ilhas, Cabula e Pau da Lima. A região do Centro Histórico terá atenção especial, com equipe permanente de vistoria para prevenir riscos de desabamento de casarões antigos. As sedes das Prefeituras-Bairro servirão como unidades para planejamento de ações.

 

Núcleos comunitários – A atividades nas comunidades englobam a Formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), que atuarão na mobilização preventiva dos moradores de áreas de risco por meio de informação e conscientização dos cidadãos. As equipes passam por capacitação e orientação para atuar com as comunidades, além de atuarem como vigilantes pluviométricos ao acompanharem o Sistema de Alerta e Alarme e apoio no desenvolvimento e realização dos simulados de evacuação.

 

Os NUPDECs contarão com a atuação de voluntários, que serão capacitados para atuar preferencialmente nas próprias comunidades e áreas de risco. Qualquer cidadão pode se tornar voluntário e a adesão poderá ser feita por meio do site da Codesal, no endereço www.codesal.salvador.ba.gov.br. O cidadão também poderá solicitar a criação de um núcleo na área de risco onde mora.

 

Outra novidade é a substituição do Plano Diretor de Encostas (PDE) para o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que torna mais dinâmico o acompanhamento das áreas de risco de Salvador. A atuação acontecerá em quatro níveis, Observação, Atenção, Alerta e Alerta máximo, e será integrada em parceria com a comunidade de cada área de risco. As áreas de risco receberão devida sinalização e a intenção é de que técnicos e moradores cuidem juntos dos locais.

 

Novos sistemas – A atuação da nova Codesal também contará com novos sistemas informatizados, para possibilitar maior eficiência na atuação. Dentre as ferramentas estão a vistoria eletrônica online e georreferenciada e cadastro social unificado Codesal/Semps. Está em desenvolvimento a plataforma de comunicação com a sociedade com emissão de avisos através de SMS (“torpedos”).

 

Também está sendo feita a modernização do Sistema de Gestão da Defesa Civil, com georreferenciamento das áreas de risco e dos imóveis vistoriados, assim como do Sistema de Alerta e Alarme integrado com os pluviômetros, que estão instalados nos bairros de São Marcos, Baixa do Fiscal, Bom Juá, Marotinho e Alto da Terezinha. A população já conta com a Previsão do Tempo, com informações diárias sobre temperatura, clima e índice pluviométrico para a capital baiana, disponível no site da Codesal

 

Comitê interinstitucional – O Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais, órgão executivo do Programa de Ação Coordenada em Situação de Risco, na Defesa Civil de Salvador (Codesal), tem por finalidade planejar, coordenar, priorizar, articular e desenvolver ações para a atuação efetiva dos órgãos competentes. O objetivo é dar resposta frente a situações como avaliação sistemática dos eventos ocorridos, manter atualizados os protocolos de ação e aperfeiçoar, de forma contínua, os mecanismos de atuação integrada quando da necessidade de resposta frente a situações de risco e desastres, dentre outros itens.

 

O comitê será coordenado pela Codesal e terá a participação da Sucom, Seman, Semps, Salvamar, Samu, Limpurb, Transalvador e Susprev. Integram ainda empresas concessionárias de serviços públicos em Salvador, a exemplo da Embasa, por meio das superintendências de Abastecimento de Água/RMS e de Esgotamento Sanitário/RMS; da Coelba, por meio da Superintendência de Engenharia; e da Bahiagás, por meio da Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

 

Também tem participação assegurada o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) e a Conder, por meio das diretorias de Habitação e Urbanização Integrada e do Centro Antigo de Salvador. Demais órgãos públicos municipais, estaduais ou da iniciativa privada poderão ser convidados a integrarem, temporariamente, o Comitê sempre e quando algum evento possa ter relação com os seus serviços e infraestruturas.

 

Fonte: Agecom Salvador

 

Up To Date ISEB FCBA Demos On Our Store

Suddenly, at once she set an idea she was surprised at.She made a big shock and decided to join the godmother. Ruijuan often remembered how to cry for a while to give up.She felt too bitter too ugly too lost face too BCS Foundation Certificate in Business Analysis much ground, his hard work, but only get back a bunch of stinky stockings, is simply a shameful humiliation then listen to Jia Cheng s ghost story, to send warmth to relatives and friends, Actually selling sales, it is tantamount to off the pants to expose the buttocks to make people see a joke, although no one joke, but she consciously stockings her ISEB Certification FCBA face lost another layer, since the socks ISEB FCBA Demos to send out, that To eat ISEB FCBA Demos a dumb loss, but also to leave a human, you should not say that, as a result of trouble became friends and relatives FCBA Demos of the donation, and beggars have a difference between what is too ugly too disgusting too despicable. I am an intermediary, and I only want to receive a good bounty.The second level means that I really have contact with your brother and I have spoken. She suffocated suffocating gas, saying that we go ISEB FCBA Demos a little further.Mother sent far exhort, you, come back earlier, on the dark road is not good to go.

Lu Yue is indeed a clothes rack. lesser. When she was at home, her mother yelled at her too much and too fast. Loss and sadness made ISEB FCBA Demos her sob. Ah San was busy holding her, and she wiped her ISEB FCBA Demos tears and said, Don t be afraid, Ah Xiang, FCBA Demos you are mine, I like you, I want you. BCS Foundation Certificate in Business Analysis I am a bit ashamed. It seems that he can see me. It was http://www.examscert.com/FCBA.html she who went to Zhuhai with Zhong Chubo to force her to get sick. The 26 year old ISEB Certification FCBA Alian has been told that she is old.

Why should I say so many years, so many countries harbor the Hammer China is not afraid to start in the Chinese mainland, to a large extent, is afraid ISEB FCBA Demos of China s army soldiers to take such a FCBA Demos life with their lives simple. Gurkha forces soldiers are from Nepal s mountain people, military officials by the Eagle State. The three brothers who are newly recruited BCS Foundation Certificate in Business Analysis are also very enthusiastic.The special squadron of our Second Squadron is the first assault echelon to be on standby for 24 hours under FCBA Demos any circumstances. It is already darkness when waking up.I lay in the hospital bed ISEB Certification FCBA watching the stars. Do not fight the torso, just hit the head, neck, file and knee.They are fighting the path of the road, pay attention to quick success. We are all the ISEB FCBA Demos soldiers up the nose thrown down regardless of the lieutenant sergeant or my soldier was mercilessly thrown together with each other help climb up for ISEB FCBA Demos a long time can not find the northern eye meteor shower seems to endure the Pegasus meteor boxing.

Skip to content