PROJETO GARANTE AMPLIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SALVADOR

Banco Mundial realiza segunda missão do ano na capital baiana

Representantes do Banco Mundial, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e da Casa Civil discutem, na capital baiana, a implantação do Projeto Salvador, que prevê financiamentos para as áreas de saúde, educação e assistência social. O plano vai ampliar o número de pessoas registradas no Cadastro Único – que identifica potenciais beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. Também vai promover melhorias nos atendimentos oferecidos pelos Centros de Referência da Assistência Social, Cras, disponibilizado a famílias privadas de renda e do acesso aos serviços públicos.

“O objetivo é atingir uma maior cobertura, atender mais pessoas, com a devida qualidade e de acordo com a responsabilidade fiscal”, disse Emanuele Rodovalho, gerente de Gestão do Cadastro Único, Bolsa família e Benefícios, da Semps.

A secretaria sedia a segunda missão de 2017, do Banco Mundial, desde a última quarta-feira, 7, na qual estão sendo apresentadas pelas equipes técnicas dados estatísticos: relacionados ao Cadastro Único, referente ao perfil das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, na modalidade de suspensão do benefício, por descumprimento das regras relacionadas aos serviços de saúde e educação. Outro mapeamento exposto foi o das famílias em condição de pobreza e extrema pobreza, quem ainda não são contempladas pelo benefício federal.

Também já foram apresentadas soluções para incluir estas pessoas, como o atendimento oferecido por unidades móveis (vans e micro-ônibus). Assim como, informações obtidas durante visitas domiciliares. Tudo para facilitar o acesso das famílias ao Bolsa Família.

Nesta quarta-feira, 8, foi apresentado o mapeamento dos Cras, como a proposta de equipes volantes, que vão em busca das famílias, inclusive em localidades situadas nas ilhas que pertencem a Salvador: Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos.

Entre as propostas feitas ao Banco Mundial, está a criação de um Sistema Único para o Cadastro, o Cras e a Gestão, para permitir o acesso direto às informações dos cadastros das famílias assistidas e otimizar a ações. A capacitação dos profissionais que lidam com o público, com o objetivo elevar o serviço e tornar mais dinâmico e eficaz o atendimento.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Gestão também vai apresentar um plano de valorização do servidor, como parte do processo de garantir ao público qualidade e entendimento dos direitos. Medidas para inovação e modernização dos procedimentos também estão no projeto.

Nesta quinta-feria, 9, às 9h, os representantes do Banco Mundial, da Semps e da Casa Civil vão realizar visitas técnicas aos Cras, de três bairros de Salvador: Brotas, Engomadeira e Pau da Lima.

A primeira missão de 2017 foi realizada em janeiro, com a finalidade de conhecer a nova gestão e de apontar os indicadores sociais necessários para o estabelecimento da parceria internacional.