Prefeitura realiza capacitação sobre o novo Bolsa Família para profissionais do CadÚnico

A Prefeitura de Salvador promoveu, na manhã deste sábado (18), uma ação de capacitação sobre as novas regras do programa Bolsa Família para os profissionais do Cadastro Único (CadÚnico). A atividade foi realizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Profissionais que atuam diretamente no atendimento e cadastramento da população no CadÚnico foram instruídos acercas das novas regras do programa social do governo federal, cujo novo formato foi lançado no início deste mês de março.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados que identifica e caracteriza as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em função de suas rendas. Através do CadÚnico, é possível identificar a realidade socioeconômica da cidade, promovendo políticas públicas mais efetivas. Através desse cadastro, a população pode ter acesso a programas e benefícios socioassistenciais.

De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, é importante que os profissionais que estão no dia a dia desse cadastramento na Prefeitura tenham a capacitação necessária para se adaptarem às novas regras do governo federal. Ele ressaltou que a análise para concessão do Bolsa Família é realizada exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

É o governo federal quem gerencia e é responsável pelo pagamento do benefício. “A Prefeitura de Salvador, assim como todos os municípios brasileiros, é responsável unicamente, por realizar a inclusão de famílias no Cadastro Único, e recadastramento, de forma que o Governo Federal conheça o perfil socioeconômico da população, para fins de concessão, exclusão ou bloqueio do benefício”, explicou Júnior Magalhães.

Números CadÚnico Salvador – No setor do Cadastro Único, em 2022 foram realizados 327.716 atendimentos, superando, em cerca de 150%, os 140.699 registrados no ano de 2021.

Também em 2022, no programa Cadastro Único Itinerante, que percorre as comunidades mais vulneráveis da capital baiana, realizando busca ativa e descentralizando o serviço, também foram realizadas 266 ações, com 30.244 atendimentos em 111 bairros. Registrando um percentual de ampliação de 124% comparado ao ano de 2021, quando foram realizados 13.470 atendimentos.

Neste ano, para ampliar os atendimentos do Cadastro Único, a Sempre, colocou mais uma unidade móvel, um micro-ônibus, para levar os serviços do CadÚnico Itinerante em mais comunidades carentes da capital baiana.