Prefeitura entrega campo com grama sintética no bairro do Uruguai

Uma das principais áreas de lazer e convivência de Salvador está de visual novo, após obras realizadas pela Prefeitura. A requalificação com grama sintética do hoje Brinco do Uruguai Rei Pelé, situado na Rua Bela Vista, no Uruguai, foi entregue nesta terça-feira (10) pelo prefeito Bruno Reis, juntamente com as melhorias do entorno. O evento teve ainda a presença do titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, entre outras autoridades.

Vitor Santos / Ascom Sempre

“Este campo é a realidade da nova Salvador que estamos construindo. Antes, as pessoas pediam apenas que consertasse o alambrado, fizesse a marca no campo, colocasse iluminação. Com o passar do tempo e com os avanços que a cidade conquistou nos últimos anos, conquistamos sonhos ainda maiores, como a instalação de grama sintética em mais um equipamento inaugurado nesta cidade. Já são 25 campos deste tipo em Salvador”, declarou Bruno Reis.

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, destacou a importância social com a entrega de mais um campo com gramado sintético na capital. “Ao todo, são 238 campos e quadras inaugurados pela gestão municipal, sendo que, só em 2022, com reforma e troca de gramados, 13 campos com essa estrutura foram concluídos. Isso reafirma o compromisso da Prefeitura em distribuir em toda a cidade equipamentos de esportes e lazer, como forma de inclusão social, fortalecimento de vínculos comunitários e afastamento das crianças da criminalidade. O esporte vai além do entretenimento, traz disciplina e transforma a vida das pessoas”, afirmou.

As obras foram realizadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e pela Sempre. A Sucop ficou responsável pela construção do vestuário e pelo nivelamento do piso do campo, com colocação de brita graduada, de amortecedor e de borrachas que melhoram o amortecimento e contribuem para a conservação e durabilidade do gramado. Já a Sempre, fez a instalação do gramado sintético, colocou as traves pintadas e marcou o equipamento com linhas divisórias.

Além disso, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) reformou o passeio e meio-fio do entorno e construiu duas caixas de passagem. O investimento total na obra foi de R$706 mil.

Ex-jogadora e atual treinadora do time feminino do Remo, Rosane Pereira, de 48 anos, relatou que o equipamento é uma grande realização para as meninas e mulheres da comunidade que jogam futebol. “Foi nesse campo foi onde a nossa batalha começou, não tínhamos nem padrão para jogar bola, pedíamos emprestado ao masculino. Começamos a disputar campeonatos e entrar em destaque com o nosso próprio esforço. Essa reforma é o nosso sonho, pois antes jogávamos em campo de barro. Não tenho nem palavras para expressar”, relatou.

Balanço – Nos últimos anos, a Prefeitura já reformou e construiu 535 campos e quadras, fomentando a prática de esportes e o cuidado com a saúde na cidade. Desse montante, 238 já foram inaugurados e os outros 297 estão em obras ou foram concluídos, mas ainda não foram inaugurados. Ao todo, 25 campos da capital baiana contam com gramado sintético, estrutura moderna que além de deixar o campo mais bonito, reduz o impacto, melhorando o desempenho de quem joga o tradicional futebol ou pratica alguma outra atividade física.