Prefeitura de Salvador apoia atletas em competição internacional de Ginástica Aeróbica

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2023-11-08-at-15.47.28.jpeg
Foto: Ascom/Sempre

O projeto de ajuda de custo a atletas em Salvador, promovido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), está beneficiando mais dois jovens talentos da ginástica aeróbica. Kerem Santos do Nascimento, 11 anos, da categoria infantil, e Maria Clara das Neves Gomes, 12 anos, da infanto juvenil, estão prontas para representar a cidade em um palco internacional no Campeonato Pan-americano de Ginástica Aeróbica. O evento teve início na segunda-feira (6) e segue até o sábado (11) em Lima, no Peru.

Para Kerem e Maria Clara, essa é uma oportunidade única de mostrar o talento e a dedicação em um cenário internacional. Kerem é vice-campeã brasileira de trio, campeã baiana de trio, medalhista de bronze em competições individuais e finalista em campeonatos brasileiros. Maria Clara também possui um currículo esportivo notável, com conquistas que incluem o título de vice-campeã brasileira de trio, campeã baiana de trio, medalha de bronze individual no campeonato baiano e presença como finalista no campeonato brasileiro.

O programa de ajuda de custo, implementado pela Prefeitura de Salvador por meio da Sempre, é uma iniciativa que visa apoiar atletas de diversas modalidades. Ele permite que jovens talentos participem de competições em diversos estados do Brasil e até mesmo em outros países, cobrindo despesas como passagens, hospedagem e alimentação, promovendo assim o esporte e a cidade de Salvador no cenário internacional.

“A gestão municipal está comprometida em apoiar atletas locais e dar-lhes a oportunidade de competir em eventos de alto nível. A participação de Kerem e Maria Clara no Campeonato Pan-americano de Ginástica Aeróbica é um exemplo do compromisso da Prefeitura em investir no futuro do esporte e na promoção de Salvador como um celeiro de talentos esportivos”, destaca o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

A técnica das atletas, Eliana Dantas, ressalta a importância da iniciativa municipal para estímulo a novos talentos no esporte. “Para mim, como ex-atleta que teve que desistir do esporte e que testemunhou acontecer o mesmo com outros talentos promissores devido à falta de recursos, ver esse programa se tornar realidade é como um sonho realizado. Através desse programa, inúmeros jovens de Salvador terão a oportunidade de continuar, desenvolver seus talentos e representar nossa cidade e nosso país em competições de alto nível. Acreditem, esse apoio irá mudar a vida de muitos jovens. Eles terão a chance de seguir seus sonhos, superar obstáculos e alcançar seu máximo potencial no esporte”, relata.

Esporte em alta na capital – Com o foco no fomento de políticas públicas voltadas para o esporte, a administração municipal também tem ampliado a recepção de eventos esportivos de grande porte na capital baiana. Nos últimos dias, Salvador sediou, de uma só vez, a II Copa América de Handball Master 2023, que reuniu as principais seleções de países das Américas: Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, República Dominicana, Argentina e Porto Rico; o Arena Challenge 2023, competição considerada um marco, por se tratar da primeira licenciada pela CrossFit®️ inc na Bahia; bem como I Seminário Salvador Capital Mundial da Capoeira, que reafirmou a capital baiana como a terra da capoeira.

No campeonato de handebol, a seleção Brasileira Master Sul/Sudoeste levou a melhor sobre times de sete países diferentes e levou o ouro. Ainda, com cerca de 700 atletas e mais de 4 mil espectadores, disputas nas categorias em Trios Scaled e Intermediário e Individual Elite, RX’d e Master (40+), essas três últimas com premiação em dinheiro para os vencedores, ocorreu o Arena Challenge 2023, que passa oficialmente a fazer parte do calendário da CrossFit Internacional. Na ocasião, atletas da elite do esporte competiram por premiações em dinheiro, que somaram mais de R$ 50 mil. Pelo 4º ano, a Arena Fonte Nova sediou o evento.

Já no auditório da Sempre, no Comércio, ocorreu o I Seminário Salvador Capital Mundial da Capoeira, com mais de 150 participantes. “O objetivo foi fortalecer a arte da capoeira na cidade, aquecendo o turismo cultural, bem como reafirmando Salvador como a terra da arte-luta, mostrando o compromisso social em prol da arte que está presente em mais de 200 países de todos continentes”, concluiu Magalhães.