Prefeitura apoia atleta participante da final da Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais

O atleta Jeferson Lisboa Teles, dedicado à modalidade de xadrez para pessoas cegas e com baixa visão, vai representar Salvador na Final da Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais, com o apoio da Ajuda de Custo concedida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O evento acontece a partir desta quinta-feira (23) até o domingo (26), no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo (SP).

“A participação de Jeferson nesta competição evidencia o comprometimento da Prefeitura de Salvador com o esporte inclusivo. Estamos acompanhando com expectativa e orgulho a jornada desde atleta, cuja determinação e talento prometem inspirar gerações e quebrar barreiras no xadrez para deficientes visuais” frisou com entusiasmo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

O treinamento de Teles abrange uma variada programação visando aprimorar as próprias habilidades. Ele se envolve em aulas presenciais no Setor Braille, utiliza plataformas on-line como o Lichess para a resolução de exercícios táticos e fundamentos, e participa ativamente de torneios presenciais com jogadores sem deficiência, buscando não apenas ritmo de jogo, mas também ampliação de conhecimento estratégico.

Incentivo – O atleta falou da importância do Ajuda de Custo para seguir a carreira no esporte. “Esse programa permite que nós, atletas do esporte considerado amador, diferente do futebol, possamos, de forma tranquila e despreocupada, participar de competições em níveis municipais, estaduais, nacionais e até internacionais. Então, eu venho aqui também publicamente agradecer por esse apoio. Esse incentivo nos proporciona tranquilidade para nos dedicarmos exclusivamente ao esporte. A Prefeitura de Salvador e a Sempre realizam um trabalho admirável para pessoas com deficiência em nossa cidade. Espero, no domingo, ter a boa notícia de que conquistamos o tão almejado título de campeão brasileiro, ou de segundo, ou de terceiro melhor atleta do Brasil na modalidade”, projetou.

Recentemente, Teles conquistou a terceira colocação geral na Copa Brasil de Xadrez Etapa Regional Nordeste 2023, demonstrando a ascensão no cenário esportivo. Sua trajetória visa não apenas a conquista do título de Campeão Brasileiro, mas também a distinção de Mestre da Federação Brasileira de Xadrez Para Deficientes Visuais (FBXDV), destacando-se como referência no xadrez adaptado.

Funcionamento – O programa de Ajuda de Custo, implementado pela Prefeitura de Salvador por meio da Sempre, é uma iniciativa que visa apoiar atletas de diversas modalidades. Ele permite que jovens talentos participem de competições em diversos estados do Brasil e até mesmo em outros países, cobrindo despesas como passagens, hospedagem e alimentação, promovendo assim o esporte e a cidade de Salvador no cenário internacional. Para obter mais informações sobre a ajuda de custo da Prefeitura, basta acessar o site www.sempre.salvador.ba.gov.br/ajuda-de-custo.