Geração 60+: Sempre promove seminário sobre envelhecimento saudável

Fotos: Vítor Santos / Ascom

Em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, celerbrado em outubro, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) e Conselho Municipal do Idoso, realizou o Seminário Geração 60+ nesta segunda (30) e terça-feira (31). A iniciativa, que busca apresentar e debater a Década do Envelhecimento Saudável (período de 2021 a 2030), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aconteceu no Auditório da Escola Bahiana de Medicina, no Cabula.

A primeira mesa, que debateu “Qual o nosso compromisso para a Década do envelhecimento no município de Salvador”, contou com participação do gestor da Sempre, Junior Magalhães; da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; da defensora pública estadual Laise Carvalho; da diretora do Parque Social, Sandra Paranhos, e da presidente da Associação Nacional de Gerontologia – seção Bahia, Graça Sena, além de estudantes e profissionais que trabalham com a pauta da pessoa idosa.

Na ocasião, o titular da Sempre destacou a importância de poder pensar e debater sobre o tema com um público qualificado. “Implementar políticas públicas que promovam o envelhecimento saudável se faz urgente, pois o perfil do idoso mudou. Eles deixaram de ser aquelas pessoas que ficam em casa, de forma passiva. Hoje eles estão cada vez mais ativos, prolongam o tempo de presença no mercado de trabalho, são responsáveis pelo sustento de muitas famílias, e são um público consumidor, não só de itens básicos, como também de viagens e eventos, por exemplo”, pontou.

Fazendo alusão ao trabalho da Secretaria, Junior Magalhães declarou também que a pasta está empenhada diariamente com a manutenção das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI), com a viabilização das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertas de Benefícios Eventuais (BE), além dos demais projetos e programas que visam o bem-estar da pessoa idosa, principalmente, quem está em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza.

Durante a programação foram ainda debatidos temas como “O papel dos Conselhos em prol da pessoa idosa”; “Conceitos, Pré-conceitos e necessidades no âmbito do envelhecimento na atualidade”; “Cuidar da pessoa idosa: pauta da agenda na Contemporaneidade”; e “Viver 60 +: vida social com arte, educação, trabalho, esporte e lazer”.

Bárbara Rodrigues, profissional que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Salinas das Margaridas, ressaltou a qualidade do evento. “Essa foi uma ótima iniciativa. A gente consegue ampliar os nossos conhecimentos a partir das palestras que estão trazendo muitas novidades. Isso vai ajudar muito a melhorar o atendimento à população de Salvador e, futuramente, poderá até servir como espelho para outros municípios”.