Festival de Natação promove conscientização sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil

A Arena Aquática de Salvador, localizada no bairro da Pituba, foi palco neste sábado (13) do Festival de Natação Maio Laranja. O evento, promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), teve como objetivo conscientizar a sociedade para a campanha Maio Laranja, que visa combater o abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

Após um café da manhã, a abertura do evento contou com a participação da apresentadora Viviane Peixoto, que, de forma lúdica e interativa, abordou o tema sensível da violência contra crianças e adolescentes. Logo em seguida, as atletas da Gorba, uma equipe de ginastas da Bahia, apresentaram uma performance que encantou o público presente e demonstrou o poder da arte e do esporte como meios de expressão e superação.

O destaque do evento foi a competição de natação entre crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, divididos em suas respectivas faixas etárias. Enquanto as provas aconteciam em uma das piscinas da arena, os espectadores, em sua maioria familiares das crianças e dos adolescentes presentes, puderam curtir os variados ritmos da Banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM).

Presente na ação, a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, explicou que a ideia do dia foi “trazer as crianças para falar um pouco das questões relacionadas às violências de forma bem leve, para que elas possam compreender também como se proteger, e fazer um dia de ludicidade”.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a parceira entre as duas secretarias neste Maio Laranja para falar sobre a importância de combater o abuso e exploração sexual infantojuvenil.

“Essa ação, em nosso equipamento esportivo, para crianças assistidas em instituições parceiras da Prefeitura de Salvador, reforça o compromisso da gestão municipal na luta em prol da proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Com esta atividade, ajudamos as instituições a identificar e orientar no encaminhamento das notificações às autoridades competentes, casos suspeitos de abuso e exploração sexual infantil”, afirmou Magalhães.

Coordenador da Arena Aquática de Salvador, o medalhista olímpico Edvaldo Valério exaltou a parceria entre a SPMJ e a Sempre: “Para a gente é uma satisfação receber um evento como esse, já é o segundo, já que no ano passado nós também fizemos essa atividade com as crianças. A chuva não é nenhum impeditivo para a gente continuar desenvolvendo essa ação. Uma parceria importante essa entre a SPMJ e a Sempre para poder criar essa oportunidade de acesso para as crianças, que não tiveram chance de conhecer um equipamento como esse”.

Valério ainda acrescentou que o festival é também uma forma de incentivo à prática esportiva de crianças e adolescentes. “Quem sabe, com esse festival, podemos despertar nas crianças o desejo de se tornarem atletas em um futuro próximo. A Prefeitura potencializa isso entre os jovens”, pontuou.

A pedagoga Joelma Ramos, de 45 anos, mãe da ginasta Júlia Ramos, que se apresentou com a Gorba, não escondeu a emoção. “Eu estava observando Viviane Peixoto, que, de uma maneira bem pedagógica, explicou para as crianças uma maneira de se precaver dessa violência. As crianças são inocentes e por muitas vezes não sabem identificar essa violência, então é importante essa ação”, disse.