Equipe da Secretaria de Promoção Social recebe capacitação para prevenir violência de gênero

Fotos: Vitor Santos / Ascom Sempre

Para aprimorar a capacitação da equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – Sempre, que atua na prevenção, identificação e orientação de vítimas de violência contra a mulher, o órgão promoveu, na tarde desta quinta-feira (19), palestra sobre o programa Alerta Salvador.

A atividade ocorreu em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude – SPMJ. O programa Alerta Salvador, é uma política pública que reúne ações municipais integradas, com o objetivo de erradicar a violência contra a mulher e criar o observatório municipal de violência contra a mulher  na capital baiana.

Participaram da atividade cerca de 30 profissionais, de serviços socioassistenciais administrados pela Sempre. A Secretaria compõe a Rede de Serviços Especializados, por meio de atendimentos e encaminhamento realizados nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, Centros Pop, Unidades de Acolhimento e Centro Dia.

Fotos: Vitor Santos / Ascom Sempre

A subsecretária da Sempre, Tainá Barros, agradeceu a presença e a disponibilidade da SPMJ “ações como estas, em parceria com a SPMJ, para tratar de um tema tão relevante que é a erradicação da violência contra a mulher, é de fundamental importância para a atualização da nossa equipe técnica, pois os nossos profissionais atuam diariamente com o público em situação de vulnerabilidade e risco social. Nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, por exemplo, são desenvolvidas ações preventivas, protetivas e proativas no acompanhamento de mulheres que vivenciam situações de violência de gênero. Já nos Centros Pop,  são realizadas ações preventivas à violência de gênero e a proteção das mulheres, incluindo idosas, vítimas de violência que se encontram em situação de rua”, esclarece.

A capacitação foi ministrada por Fernanda Cerqueira, diretora de Política para Mulheres da SPMJ, que ressaltou que “essa parceria é muito importante porque quando a gente fala em violência contra a mulher, trabalhar em rede, e em rede fortalecida, em rede de construção de fluxos diários e permanentes, só faz com que essa violência diminua, por que desde o primeiro momento que a mulher liga, para registrar a queixa, em qualquer um dos canais, seja 180 ou 156, ela precisa ser acolhida, ou ela vai continuar em estado de vulnerabilidade, e a tendência é que ela seja vítima de feminicídio. Então a rede é de suma importância.”

Durante a atividade foram também abordados os eixos temáticos que norteiam o Programa Alerta Salvador. São eles: I – Educar mulheres, homens, meninas e meninos sobre a violência doméstica contra a mulher e respeito às mulheres; II – Identificar e diagnosticar situações de violência doméstica contra a mulher; III – Referenciar para atender, orientar e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica, bem como para encaminhar mulheres à rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher; e IV – Acolher mulheres vítimas de violência.