Dia da Língua Brasileira de Sinais: Prefeitura oferece centrais de intermediação e cursos de promoção à acessibilidade

A lei que instituiu o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) completou 22 anos nesta quarta-feira, 24 de abril. Nos últimos anos, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem adotado uma série de ações de promoção à acessibilidade a fim de ensinar e popularizar esta forma de comunicação e tornar a capital baiana ainda mais inclusiva e acessível.

“Estamos cada vez mais atentos à efetivação de políticas públicas para pessoas com deficiência. Por esse motivo, implementamos a Central de Intermediação em Libras e a Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador, e promovemos cursos práticos sobre a Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de promover a inclusão da pessoa surda e dar-lhe acesso aos serviços públicos”, afirmou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.

A Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço disponibilizado pela Sempre, através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), que visa garantir acessibilidade, com a devida qualidade, às pessoas com deficiência auditiva e surdas atendidas nos serviços públicos do município. Para a população, são ofertadas a tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a língua portuguesa e vice-versa. Só este ano, 336 atendimentos já foram realizados.

A Central funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e os agendamentos podem ser feitos através dos canais de atendimento via Whatsapp (71) 99983-1949 / (71) 99624-9925 / (71) 98851-4360 e e-mail: centraldelibras@salvador.ba.gov.br.

A Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS) tem como finalidade garantir atendimentos nos serviços públicos municipais e de organizações parceiras referenciadas pela Sempre, através das libras. O local tem total infraestrutura, e foi montado para que intérpretes atendam as demandas das pessoas surdas, pessoas com deficiência auditiva, residentes no município de Salvador, de forma virtual e, se houver necessidade, presencialmente.

A CACS funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para entrar em contato com um intérprete de libras, basta acionar os telefones: (71) 992105814, (71) 996941101; (71) 996051101; (71) 999701101 e (71) 999971101. Já quem necessitar de serviços para pessoas com deficiência audiovisual, pode contactar através dos números: (71) 999101101 e (71) 997221101.

Para promover o ensino e a popularização das Libras, a Sempre também realiza, periodicamente, cursos sobre a Língua Brasileira de Sinais. Essa capacitação é feita através de apostilas, apresentações em slides, vídeos e simulações de atendimento. Durante as aulas, os servidores conhecem e praticam a linguagem de sinais com o intuito de aperfeiçoar o atendimento. Já foram mais de 2 mil servidores municipais e 400 cidadãos da sociedade formados.

Publicada 25/04/2024