Comitê Internacional da Cruz Vermelha apresenta para a Prefeitura Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais

Na manhã desta segunda-feira (6) a Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) e o Escritório de Cooperação Internacional do Salvador (ECI) promoveram um encontro com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para apresentação do Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), objetivando a definição dos setores prioritários para a gestão municipal verificar a possibilidade de implementação do plano de ação em órgãos da prefeitura como a SEMPRE e as Secretarias de Saúde, Educação, Reparação, Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, além das Prefeituras-Bairro.

A iniciativa consiste no compartilhamento de uma metodologia, baseada em protocolos de segurança e na Norma Internacional da Gestão de Risco, a fim de mitigar e prevenir as consequências da violência nos equipamentos públicos. O CICV desenvolve programas específicos e adaptados às necessidades locais e à estrutura de cada órgão público.

Durante a reunião, a vice-prefeita e secretária municipal de saúde Ana Paula Matos, ressaltou que “estamos trazendo a metodologia e a expertise do Programa de Acesso mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), que já foi adotado em diversas cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza. A ideia é avaliar o cenário e definir as estratégias de implementação, visando promover ambientes seguros e fortalecer a resiliência dos servidores. Vamos entender, identificar, construir um mapa de risco e fortalecer os vínculos com a comunidade. Agradeço a toda equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha que trouxe o conhecimento às autoridades públicas de forma voluntária e gratuita e a todos os envolvidos nessa ação.”

Ressaltando o que já vem sendo realizado pela Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da SEMPRE, através de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o cuidado com os profissionais, o gestor da pasta, Junior Magalhães, destacou que “a metodologia apresentada pelo CICV é importante, principalmente, para aprimorar os processos já existentes de identificação das realidades e necessidades de cada serviço, pois não existe solução genérica para todos os equipamentos, cada território tem sua característica e precisa ser considerado em sua mais plena especificidade”.

Programação:

Na terça-feira (07), os representantes dos órgãos municipais, junto com a equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, participarão de visitas técnicas em unidades de atendimento à população na região do bairro de São Cristóvão, para conhecer a dinâmica de funcionamento dos locais. Os equipamentos serão o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Escola Municipal e a Unidade de Saúde da Família de são Cristóvão.

No dia seguinte, quarta-feira (8), representantes das Secretarias e demais órgãos municipais retornarão para novo encontro, no auditório da SEMPRE, dando prosseguimento às tratativas sobre o projeto.