Ação Social é destaque nos cinco dias de Festival Virada Salvador 2023

Espaço Acessível – Um espaço seguro, com acessibilidade, sanitários adaptados, toldo e uma equipe preparada e disponível para atender e orientar. Assim foi o Espaço Acessível, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Festival Virada Salvador 2023 que, nos cinco dias de festa, registou um público de 262 acessos, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Daniel Ribeiro, secretário da Sempre, ressaltou que “ofertar esse serviço nos causou muita satisfação. Poder ver de perto a alegria das pessoas com deficiência por ter um espaço pensado, organizado e estruturado para atendê-las e a presença delas, só reforça que o trabalho foi realizado de forma correta. Assim, ampliamos as ações da Prefeitura de Salvador para tornar essa cidade uma capital ainda mais acessível”.

Valdonei Vieira Vale curtiu a festa no Espaço Acessível desde o primeiro dia. “Vim todos os dias. Aqui é tudo de bom! Estive aqui na festa nos outros anos também e a estrutura só melhorou. Tem mais sanitários, equipe maior, cobertura, foi ótimo! Várias pessoas estão me perguntando, e eu estou mandando as fotos e respondendo, pelo celular, que está maravilhoso”, destacou.

Abordagem Social – A Sempre, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), também realizou a campanha “Criança Não é Mão de Obra”, desenvolvendo ações de abordagem social e sensibilização de crianças, adolescentes e suas famílias, para prevenir, identificar e encaminhar (quando necessário), situações de trabalho infantil e de outras violações de direitos, no espaço da Arena Daniela Mercury, palco do Festival da Virada, e em seu entorno também. Além de intensificar as ações do SEAS – Serviço Especializado de Abordagem Social em demais locais da cidade, onde ocorreram as comemorações de Réveillon.

Nos cinco dias de festa, 530 abordagens a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade foram realizadas e 171 encaminhamentos para atendimentos para os órgãos da rede do sistema de garantia de direitos foram emitidos.

No mesmo período, em atendimento à população em situação de rua, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) efetuou 543 abordagens sociais, resultando em 40 cadastros, 39 acolhimentos e 48 encaminhamentos socioassistenciais realizados