Virada Salvador: Sempre realiza 180 abordagens para combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes Lazer (Sempre) está realizando a campanha Criança Não é Mão de Obra, para combate ao trabalho infantil no Festival Virada Salvador 2023. Nos dois primeiros dias do evento (28 e 29), 180 famílias foram abordadas e 31 crianças e adolescentes foram identificados em situação de trabalho infantil.

A equipe do serviço de abordagem social percorre toda a Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, onde estão as principais atividades comerciais, para identificar e evitar situações de trabalho infantil. O grupo multidisciplinar de técnicos da área da assistência social realiza busca ativa, atendimentos e sensibilização, com o objetivo de combater violação de direitos contra crianças e adolescentes durante o evento.

Quando necessário, os menores de 18 anos podem ser encaminhados para o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), onde podem passar todos os dias do Festival. O serviço foi montado na Escola Municipal Luiza Mahim, próxima ao evento.

“A Prefeitura de Salvador leva muito a sério esta ação, pois sabemos que o trabalho infantil é uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Com a atuação da nossa equipe, estamos prevenindo e combatendo situações de vivência do trabalho infantil, em conjunto com outros órgãos da rede de garantia de direitos, através de atendimentos especializados e campanhas de sensibilização junto aos comerciantes”, destacou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

A população também pode colaborar no combate ao problema. Para denunciar situações de trabalho infantil, basta ligar para o Disque 100.