Sempre realiza projeto Empreender é com Elas, para profissionalizar mães de filhos com deficiência

Acom Sempre

A Prefeitura de Salvador lança neste sábado (11) o projeto ‘Empreender é com Elas’, iniciativa da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que visa profissionalizar mães de filhos com deficiência que participam de associações ou ONGs atendidas pela pasta. O evento ocorrerá no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, das 8h30 às 11h30.

A ação ocorre em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, levando em conta que grande parcela de mulheres que se tornam mães de filhos com deficiência ficam impossibilitadas de concluir os estudos e ter uma carreira profissional, pois precisam dispensar total dedicação ao cuidado de seus filhos.

“Precisamos pensar em políticas públicas para porem fim a diversos dilemas que afligem essas mulheres. Problemas que vão desde baixa autoestima, depressão, ansiedade até a ausência de apoio familiar. Essas mães, por vezes, convivem com a árdua tarefa de conciliar o cuidado do filho com deficiência com o sustento da casa. Porém, com a garantia de direitos, podemos auxiliar na construção da independência dessas mulheres”, frisou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.

A meta, explica o gestor, é firmar parcerias para a implementação de cursos com associações ligadas aos direitos de pessoas com deficiência, a exemplo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae), Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação De Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef) e Ser Down, dentre outras. O objetivo é que essas mulheres possam empreender nas áreas de alimentação, confecção de bijuterias, doces e salgados, corte e costura, artesanato e outras de interesse.

As atividades serão realizadas em parceria com outras secretarias da Prefeitura de Salvador. Cada turma terá até 30 alunos, com três meses de formação teórica e prática, e aulas nas modalidades presencial e educação a distância (EAD).

Cronograma de atividades:

Março: três oficinas práticas na área de culinária ofertadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).

Abril: oficinas sobre os primeiros passos para empreender ofertadas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Maio: palestras de autoestima e autocuidado ministradas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).