Logo Prefeitura de Salvador

Restaurante Popular

No Restaurante são realizados programas e projetos, em consonância com as políticas de desenvolvimento social, assistência social e segurança alimentar. Durante sua existência têm-se registros de resultados positivos na vida das pessoas, as quais relatam mudanças de suas trajetórias de vida graças às ações/atividades que foram realizadas pela PMS e alguns parceiros, e apoio de outros órgãos públicos e privados, o que reforça a importância das articulações institucionais.

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional-COSAN criada em Março de 2009, através do regimento da SETAD, atualmente SEMPRE, passou a redimensionar as atividades do Restaurante para que ele correspondesse a sua função e cumprisse o papel de um espaço multifuncional, a partir de sua criação, quando o Restaurante Popular é incorporado a sua estrutura organizacional.

Em março de 2016, o restaurante foi fechado para reforma e ampliação com o apoio efetivo da PMS/ SEMPRE em articulações com parceiros que pôs em prática o Projeto de Reestruturação do Restaurante. E reinaugurado em junho de 2016 como primeiro Restaurante do Município de Salvador localizado na comunidade de São Tomé de Paripe, com produção e fornecimento das refeições no local, tem como objetivo elevar a qualidade da alimentação fora do domicílio, garantindo a variedade do cardápio com equilíbrio de nutrientes, promovendo ações na educação alimentar e nutricional, preservando e resgatando a cultura gastronômica local, combatendo o desperdício e promovendo saúde.

OBJETIVO GERAL:

Apoiar a implantação e modernização de restaurantes populares geridos pelo setor Público Municipal visando à ampliação da oferta da alimentação saudável e acompanhamento socionutricional, para a população de São Tomé de Paripe e região adjacentes, bem como valorizar a produção local de alimentos e a cultura regional, contribuindo assim, para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional no Município de Salvador/BA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas para atender a população de baixa renda;
  • Contribuir para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional;
  • Formar cooperativas de alimentos e outras potencialidades identificadas na comunidade;
  • Investir em ações de inclusão social produtiva e na consciência agroecológica;
  • Incentivar a geração de emprego e renda;
  • Oferecer a comunidade de São Tomé de Paripe e adjacência mais um Equipamento Público de SAN;
  • Avaliar o impacto da alimentação oferecida no Restaurante Popular Cuidar sobre o estado nutricional.

METODOLOGIA

Este espaço foi concebido para garantir a segurança alimentar e nutricional de uma parcela da população em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza e/ou exclusão, fornecendo alimentação equilibrada, de qualidade e preço acessível, capacitação profissional e geração de renda, visando a auto-sustentabilidade e o resgate da cidadania dos usuários do serviço e a promoção da educação alimentar e nutricional.

A administração do equipamento está sob gestão do poder público através de contrato com empresa privada para produção e fornecimento de 400 refeições/ dia, funcionando de segunda a sexta de 11h30 às 13h30. O cardápio apresenta 2 opções de proteínas, feijão, arroz, guarnição e suco.

Os Programas/Projetos/Ações/Atividades deste equipamento contempla todas as faixas etárias, atendendo a demanda em conformidade com a infraestrutura dos equipamentos e SAN e as propostas das ações.

Rua Santa Filomena, S/N – São Tomé de Paripe – Salvador/BA – CEP: 40.800-258

Tel.: 3217-4622

Skip to content