Nota: Bloqueio feito pelo Governo Federal dos Cadastros Unipessoal Abril 2023

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) informa que a pasta não é responsável por concessão, bloqueios ou exclusão referentes ao Bolsa Família. A análise é feita, exclusivamente, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que gerencia o pagamento do benefício.
Informamos, ainda, que os municípios são responsáveis, unicamente, por realizar a inclusão de famílias no Cadastro Único, como também, a atualização cadastral (recadastramento) de forma que o Governo Federal conheça o perfil socioeconômico da população, a fim de concessão, exclusão ou bloqueio do benefício.

Bloqueio feito pelo Governo Federal dos Cadastros Unipessoal Abril 2023

A averiguação Cadastral do ano de 2023, determinada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que verifica inconsistências na composição familiar, resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família dos cadastros unipessoais por parte do Governo Federal. Em Salvador, cerca de 86 mil cadastros estão em averiguação, e destes, 26 mil foram bloqueados pelo Governo Federal. Quem teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir, através de agendamento, a um dos 28 postos de atendimento do município e atualizar as informações do Cadastro Único.

Alguns números

• Só neste mês de Abril, até o dia 27, a Sempre realizou 34.491 atendimentos, entre atualizações e inclusões de novos cadastros.
    *De Janeiro a Abril, até o dia 27, um total de 108.072 atendimentos foram realizados, entre atualizações e inclusões de novos cadastros. Isso mostra o empenho da Prefeitura de Salvador em levar esse serviço para quem mais precisa. Isso mostra o empenho da Prefeitura de Salvador em levar esse serviço para quem mais precisa.

Agendamento:

A Sempre realiza atendimento presencial, por agendamento, em 35 postos fixos. Através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br e do aplicativo Fala Salvador, o cidadão pode agendar o seu atendimento para um dos postos abaixo:

Sede no Comércio;

10 Prefeituras-Bairros (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da lima e Valéria;

Unidade Cajazeiras;

NUAR, no Comércio;

Subúrbio 360, em Coutos.21 CRAS (Ilha de Maré; Lagoa da Paixão; Lobato; Itapagipe; São Cristóvão; Fazenda Grande; Calabetão; Castelo Branco; CEASA / Cajazeiras; Bairro da Paz; Itapuã; Boca do Rio; Federação; Brotas; Narandiba; Engomadeira; Paripe; Calabetão; Nordeste e Rio Sena).

Descentralização dos Serviços:

Para ampliar e descentralizar os atendimentos, a Sempre realiza, de segunda-feira a sábado, o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa. Para a identificação das localidades que irão receber a ação, é realizado mapeamento das demandas por atualização e inclusão de novos cadastros e onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim, a equipe da Sempre consegue alcançar as famílias que residem mais afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa.
Ainda, a Sempre implementou mais uma unidade móvel, um micro-ônibus, para levar os serviços do CadÚnico Itinerante diretamente às comunidades da capital baiana.
O novo serviço atende, simultaneamente, dois pontos diferentes na cidade, de segunda-feira a sábado.

Número de atendimentos:

A Sempre destaca o aumento de 130% no número total de atendimentos no Cadastro Único, no período de um ano. Foram 327.316 (2022), contra 140.699 (2021). No quesito CadItinerante essa elevação foi de 124%, com um registro de 30.244 atendimentos no ano passado e 13.470 em 2021.